10-dicas-para-fazer-um-tcc

Como Fazer um TCC Passo a Passo

Dificuldades para fazer o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)?

Isso tem que ser resolvido, já que o trabalho é a etapa mais importante na vida acadêmica de um estudante universitário.

É a aprovação do TCC que garantirá que você obtenha o tão sonhado diploma de nível superior.

Leia esse post e Aprenda a fazer o seu trabalho de conclusão de curso em 10 passos simples, que certamente facilitará muito o seu trabalho.

10-dicas-para-fazer-um-tcc

Mas afinal: como fazer um TCC do Começo ao fim?

Aqui separamos a produção do seu trabalho em 10 passos para você ter mais organização e realizar o trabalho com mais facilidade.

São dicas que ajudarão você a entender melhor como fazer um tcc passo a passo e apresentá-lo de forma adequada e mais próximo à aprovação.

1º Informações

Embora os trabalhos sigam a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), algumas universidades exigem algumas peculiaridades ou tem preferência por algumas normas da associação para constar no trabalho.

Procure se informar sobre os métodos preferidos pela instituição de ensino onde você estuda.

O trabalho pode ser uma monografia, um estudo de caso ou mesmo um experimental. Não deixe de tirar informações sobre tudo o que a sua universidade permite como TCC.

Opte por um assunto ou modelo que mais lhe agrade, já que você trabalhará duro e por meses na produção desse trabalho. Desta forma, você se sentirá mais motivado a concluir o seu TCC.

2º Programação

Eis uma dica essencial sobre como fazer um TCC.  Procure fazer um cronograma sobre as etapas que devem ser concluídas. Lembre-se de que a produção do TCC passa por diversas etapas – desde a escolha do tema até a sua apresentação.

E para não se perder no meio de tantas etapas e tarefas é essencial ter um cronograma organizado. Isso também evita que você atrase etapas e acabe se enrolando durante a produção do trabalho.

3º Escolher um orientador

Opte por um orientador com quem você tenha afinidade, já que os encontros e debates serão constantes. Além disso, é essencial buscar um professor que domine o tema sobre o qual você quer abordar no seu TCC – isso trará mais facilidade na produção do trabalho e o resultado certamente terá mais qualidade.

4º Escolher os colegas de trabalho

Se o seu TCC é em grupo, escolha colegas com quem tenha afinidade e em quem confie. Lembre-se que a produção do projeto leva meses e você sempre estará em contato com essas pessoas.

É importante também que todos os participantes tenham afinidades com o tema escolhido – assim o TCC fluirá bem melhor e não haverá alunos desmotivados a completar o trabalho.

5ª Escolhendo o tema

Você tem obrigatoriamente que optar por um tema sobre o qual se interesse. Como já foi mencionado, a elaboração do TCC leva meses e até mesmo 1 ano em alguns casos.

Se você optar por um tema com o qual não tenha afinidade são grandes as chances de haver desmotivação durante a produção do trabalho – o que trará resultados negativos em como fazer um TCC.

passo-a-passo-para-elaborar-um-tcc

6º Leituras

Não há como fugir desse passo sobre como fazer um TCC. O trabalho exige leituras diversas para que você tenha repertório para dissertar sobre o tema escolhido.

Procure livros e artigos que trarão mais profundidade a realização do trabalho. Não esqueça também de pedir indicações de leitura ao orientador – isso ajuda muito na fundamentação teórica do trabalho

7º Atenção as normas da ABNT

Obrigatoriamente um TCC deve seguir as normas da ABNT (veja aqui o catálogo oficial da ABNT). Portanto, na hora de produzir a fundamentação teórica do seu trabalho não poupe esforços para deixar tudo de acordo com tais normas.

Desrespeitar as normas da ABNT interferem diretamente na avaliação do TCC. Não cometa o erro de se esforçar tanto para produzir o trabalho e errar na hora de colocá-lo nas normas da ABNT – isso pode ser realmente frustrante.

As normas da ABNT estão descritas no site da própria instituição, porém, as universidades oferecem guias mais práticos para você seguir às normas, facilitando o seu trabalho.

8º Autoria própria

Esse fator de como fazer o TCC parece óbvio, mas ainda não são poucos os alunos que copiam trabalhos já apresentados. Não caia de forma nenhuma nessa armadilha. Além de você ser reprovado ainda pode responder processo por plágio.

Caso tenha dificuldades para produzir o seu trabalho, peça ajuda ao orientador – ele é a pessoa responsável pelo seu projeto e tem a obrigação de lhe ajudar!

9º Ensaiar a apresentação

Já concluiu o seu projeto? Então não se esqueça também de ensaiar a apresentação do trabalho – isso lhe dará mais segurança na hora de apresentar o TCC para a banca examinadora.

Fale sozinho ou apresente a sua parte do trabalho para colegas, que podem lhe dar um feedback e ajudar você a melhorar essa etapa do TCC. Outra forma é gravar a sua apresentação, assim você mesmo perceberá os pontos positivos ou que que precisa melhorar.

Faça fichas com os tópicos que apresentará no dia da explanação do trabalho e conte com a tecnologia dos slides para não se esquecer de nenhum ponto durante a apresentação.

10ª Aja como um profissional

Essa também é uma boa dica sobre como fazer um TCC. O trabalho não é apenas uma etapa para conseguir o diploma do curso superior. Ele representa a sua capacidade para enfrentar o mercado de trabalho.

Para fazer um bom projeto e apresentá-lo de forma adequada pense e aja como se estivesse apresentando uma proposta para uma empresa aprovar. Isso trará mais consistência a todo o processo da sua produção.

resumo-tcc-pratico

Dica Bônus

Se você não tem muito tempo e precisa desenvolver seu trabalho de TCC rapidamente, existem alguns softwares de diagramas em blocos que orientam o aluno a construir sua monografia (como este aqui, chamado “Monografis”), sugerindo capítulos e como o aluno deve escrever cada um desses capítulos de forma argumentativa.

Para finalizar com chave de ouro: Não esqueça que você precisa de dedicação máxima!

Não há como fazer um TCC sem esforço. Prepare-se para momentos bons e alguns tumultuados.

Mas tenha certeza que todos o seu empenho será satisfatório quando você conquistar a sonhada aprovação.

Ricardo – Monografia Alpha

Posted in TCC

Published by